Cuidado! Não caia no novo golpe do WhatsApp Gold


O caso remonta a 2016, quando a primeira versão deste malware Android foi divulgada. Agora, temos uma nova iteração desta ameaça do vírus vulgarmente designada por "WhatsApp Gold".

WhatsApp Gold é um esquema já conhecido e detalhado na Internet. No entanto, a ameaça surge sob diferentes formas, uma delas é um malware capaz de roubar os seus dados.

Um vídeo chamado Martinelli está a circular. A sua reprodução desencadearia um vírus (na verdade, malware) pronto a infectar o seu dispositivo móvel Android.

No entanto, o vídeo já foi desmascarado, embora ainda possa ser transmitido através de redes sociais. Se um dos seus contactos no WhatsApp lhe enviar um vídeo estranho sem motivo, não o abra.

O que é que o esquema de ouro da Apple continua a reclamar vítimas

A nova faceta do WhatsApp Gold foi detectada no ano passado no Brasil. No entanto, desde então, tem alastrado a outros países, incluindo o Reino Unido, relata The Sun.

De acordo com as fontes citadas, está a circular uma nova mensagem que promete uma nova versão do WhatsApp. A propósito, geralmente esta mensagem maliciosa pode ser transmitida por um dos seus contactos, desconhecendo o risco potencial.


O esquema? A mensagem promete uma nova versão do WhatsApp, WhatsApp Gold. Descrito como uma versão utilizada por celebridades, milionários e influenciadores digitais, é claro que é apenas uma isca.

O segundo passo deste esquema é afirmar que o WhatsApp Gold tem características exclusivas. Algo que não encontrará na versão legítima da aplicação para Android e iOS.

É tudo malware que tem como alvo os utilizadores de Android.

Continuam a afirmar que apenas através do link fornecido pode aderir e descarregar esta versão muito procurada. Mais uma vez, tudo isto é uma tentativa de atrair o utilizador.

Tudo para que possa descarregar o malware no seu dispositivo móvel Android. Para tal, os golpistas são muito astutos e asseguram que só através deste método se pode tornar parte deste grupo restrito de utilizadores.

Se se deparou com a promessa de uma versão exclusiva do WhatsApp e por curiosidade clicou no link anexado à mensagem.... relaxe!

Não instale aplicações no seu Android a partir de fontes suspeitas

O primeiro passo é desinstalar toda e qualquer aplicação que tenha instalado recentemente no seu Android através do link acima mencionado. Além disso, se tiver introduzido o seu número de telefone numa destas aplicações, contacte a sua transportadora e revogue o acesso ou registo o mais rapidamente possível.

O mesmo se aplica a todo e qualquer dado pessoal que possa ter fornecido, introduzido ou dado a um aplicativo nos formulários que aparecem dentro desses aplicativos.

Entretanto, pode também consultar as nossas dicas sobre como reconhecer e evitar aplicações falsas na Loja Play do Google. Ainda assim, haverá sempre novas formas de tentar enganar o utilizador.

Em qualquer caso, quer seja para Android ou iOS, tenha sempre cuidado com este tipo de mensagens. Qualquer coisa que prometa características adicionais, surpreendentes ou secretas é normalmente uma isca.

Em suma, nunca se pode ser demasiado cauteloso, mas estamos aqui para o avisar e ensinar como se proteger.


Sem comentários:

Enviar um comentário