Como remover anúncios indesejados e pop-ups do Android


Ninguém gosta de anúncios pop-up. Eles interferem constantemente na nossa navegação na Internet e, sejamos realistas, a maioria de nós ignora-os. Infelizmente, os pop-ups não aparecem apenas nos computadores. Hoje em dia, também podem ser vistos em telefones. Se tiver um telefone Android, é provável que encontre pop-ups com bastante frequência.

Os pop-ups no Android são enormes e podem ocupar o ecrã inteiro. O que os torna piores é o facto de por vezes nem sequer se conseguir encontrar o botão de saída em qualquer lugar. Para não mencionar que estes anúncios abrandam o desempenho geral do seu telefone. Então, há alguma forma de se livrar deles? Sim, há.


Os anúncios indesejados e pop-ups são perigosos?

O principal culpado de anúncios indesejados e pop-ups é o malware. O malware do Android inclui normalmente adware e hijackers de navegadores. A maioria dos utilizadores nem sequer está ciente da existência destas aplicações maliciosas e deixa-as em paz. Mas eles não são absolutamente inofensivos.


Por exemplo, o malware pode descarregar mais aplicações nocivas no seu telefone sem que você o saiba. Isto pode abrandar o seu telefone e drenar a sua bateria mais rapidamente. Haverá anúncios em quase todo o lado no seu telefone, geralmente numa aplicação ou mesmo no ecrã de bloqueio. Além disso, a sua informação privada pode estar em risco, uma vez que estas aplicações podem aceder a todo o seu telefone.


É claro que os utilizadores podem evitar que isto aconteça. Mas primeiro têm de aprender sobre segurança online. Não descarregue ficheiros ou aplicações que lhe pareçam esquemáticas. A seguir, considere a utilização de uma VPN e encontre o serviço VPN que satisfaça as suas necessidades. Esta ferramenta irá esconder o seu endereço IP e proteger a sua informação privada quando utilizar uma rede pública Wi-Fi. O melhor serviço VPN não só esconderá o seu endereço IP, como também o avisará sobre locais inseguros na web.


Um guia passo-a-passo

Se suspeitar que o seu telefone está infectado com malware, eis como removê-lo do seu dispositivo

Passo um: verificar se existem aplicações maliciosas com privilégios de administrador

Embora algumas aplicações necessitem de privilégios de administrador para executar tarefas básicas, não há razão para que uma aplicação maliciosa tenha esse nível de acesso ao seu telefone. Portanto, vá a Settings e localize a opção de aplicações administrativas do dispositivo. Se não o conseguir encontrar em Definições, use a pesquisa.

Uma vez obtida uma lista de aplicações com privilégios de administrador, identificar a aplicação maliciosa e desactivar o acesso. Muitos telefones Android permitem-lhe desinstalar uma aplicação directamente do ecrã de aplicações administrativas do dispositivo, e está livre para o fazer.


Passo 2: Retire a aplicação maliciosa do seu telefone

Algumas aplicações maliciosas podem ser removidas manualmente do seu telefone. Se suspeitar que uma aplicação que descarregou é realmente malware, abra o App Manager e dê uma vista de olhos. Pode facilmente identificar o malware porque provavelmente não se lembra de instalar essa aplicação.

As aplicações maliciosas mais comuns são os editores de fotografias e as aplicações meteorológicas. Depois de localizar o aplicativo suspeito, tente desinstalá-lo. Alguns deles podem estar a funcionar em segundo plano, por isso não hesite em clicar em Force stop e depois retire a aplicação do seu dispositivo.


Passo 3: Instalar uma aplicação anti-malware

Os utilizadores de Android devem ter uma aplicação anti-malware nos seus dispositivos. Estas aplicações são semelhantes às suas contrapartidas do Windows: verificam o sistema à procura de vírus e malware. Tem muitas opções gratuitas na loja, por isso não se esqueça de descarregar pelo menos uma delas.

Depois de obter uma aplicação anti-malware, lance-a e actualize a base de dados. Poderá então proceder à digitalização do seu dispositivo. O exame pode demorar algum tempo, por isso seja paciente. Receberá uma lista completa de possíveis ameaças à segurança e tudo o que tem de fazer é removê-las com um único toque.


Passo 4: Limpe o seu navegador

Se depois de todos os passos acima referidos ainda estiver a receber anúncios indesejados, talvez seja altura de reiniciar o seu navegador. Assim, o seu objectivo deve ser o de devolver o seu navegador às configurações de fábrica. Este passo pode ser um pouco complicado num dispositivo Android. Deve limpar todos os dados do seu navegador, incluindo cookies e cache.

Então como se completa este passo? Encontre o Chrome ou o navegador que utiliza no App Manager e toque nos detalhes. Aí verá o botão Armazenamento. Seleccionar Gerir o armazenamento e depois Limpar todos os dados. Lembre-se que perderá todos os seus marcadores e outras informações, por isso guarde-os em algum lugar.














Sem comentários:

Enviar um comentário