WhatsApp: novo recurso protege backup no Google Drive com senha


 A WhatsApp poderá brevemente dispor de uma nova ferramenta de segurança para proteger os seus dados. De acordo com WABetaInfo, a equipa de desenvolvimento da aplicação tem estado a trabalhar numa funcionalidade específica do Android que irá proteger todas as cópias de segurança das suas conversas feitas no Google Drive. 

Dicas desta funcionalidade, conhecida como encriptação de ponta a ponta, apareceu pela primeira vez na versão beta do WhatsApp para Android, build 2.21.10.2. Compreender como funciona esta nova funcionalidade.


O que é a encriptação e porque é tão importante?

Um dos métodos mais amplamente utilizados para proteger a informação digital é a encriptação. É um conjunto de técnicas de encriptação de uma mensagem para que apenas o remetente e o receptor a possam compreender. Isto é feito com algoritmos matemáticos complexos que codificam a informação. Para a tornar novamente legível, deve ser utilizada uma chave secreta (palavra-passe). 


Embora a criptografia seja muito falada hoje em dia, a realidade é que as técnicas de encriptação de informação são muito antigas, com registos da sua utilização no Antigo Egipto. Os métodos de encriptação são também amplamente utilizados para comunicações sensíveis, tais como comunicações militares, comerciais e governamentais. 


Quando falamos de encriptação de dados digitais, existem basicamente duas técnicas principais: a encriptação de chave simétrica e a encriptação de chave assimétrica. A encriptação de chave simétrica utiliza a mesma chave para encriptar e decifrar a mensagem, o que significa que tanto o remetente como o receptor partilham a mesma chave. 


A criptografia assimétrica utiliza duas chaves diferentes e complementares para encriptar e desencriptar, sendo uma delas pública e a outra privada. Este é o método adoptado pela WhatsApp para proteger as futuras cópias de segurança feitas para o Google Drive. Esta forma de encriptação é também conhecida como encriptação de ponta a ponta. 


Como funcionará a protecção das cópias de segurança do Google Drive

De acordo com as capturas de ecrã mostradas pela WABetaInfo, ao abrir o WhatsApp verá um ecrã a pedir-lhe para activar uma cópia de segurança encriptada de ponta a ponta:


Se aceitar os termos de utilização desta funcionalidade, o passo seguinte é definir uma palavra-passe de pelo menos oito caracteres (sensível a maiúsculas e minúsculas). É essencial memorizar esta informação a fim de poder aceder às suas futuras cópias de segurança. 


Depois de introduzir a palavra-chave, basta ver a mensagem de confirmação do WhatsApp. Futuras cópias de segurança das suas mensagens e meios de comunicação serão enviadas para Google Drive já em formato encriptado. 


A utilização de tecnologia de encriptação de ponta a ponta nas cópias de segurança enviadas para o Google Drive significa que mesmo que alguém consiga obter os seus dados, não será capaz de ler a informação, uma vez que esta será encriptada. Apenas você, com a sua conta WhatsApp e palavra-passe, terá acesso ao conteúdo. 


Segundo a WABetaInfo, as senhas e dados não serão partilhados com o Facebook, a empresa proprietária da WhatsApp. Em caso de perda de senha, haverá recursos para recuperar a informação. De acordo com as capturas de ecrã, os utilizadores poderão também desactivar a encriptação de salvaguarda de ponta a ponta em qualquer altura, introduzindo a palavra-passe previamente definida.


Lançado o WhatsApp Backup Encryption.

A funcionalidade de encriptação ainda está em fase de teste, pelo que não há data fixa para o seu lançamento. No entanto, considerando que a opção já apareceu em algumas das versões Beta do desenvolvedor, é possível que seja anunciada para todos os utilizadores nos próximos meses.







 

Sem comentários:

Enviar um comentário