Entenda por que o 5G é tão revolucionário

 




A próxima geração de conectividade móvel está a chegar e vai melhorar a vida tanto das empresas como dos consumidores, mas não para aqueles que pensam que vai apenas tornar a sua Internet móvel um pouco mais rápida, há muito mais em jogo com 5G e está mais perto do que se pensa.

Primeiro temos de recapitular como chegámos a esta quinta geração, 1g era uma tecnologia analógica que assegurava a capacidade mais básica de fazer chamadas de voz entre telefones entre pessoas na rua ou no carro com aqueles tijolos grandes. 2G melhorou e trouxe novas funcionalidades e verá que este é um padrão entre gerações desta vez vemos funcionalidades como mensagens sms e voicemail, 3G foi o que mais trouxe a Internet móvel à realidade e permitiu a navegação na web, partilha de imagens e localização em tempo real por GPs.

Muitas pessoas sabem mais sobre esta fase do 3G um sinal mais ou menos assim e os planos de dados 4G não tão acessíveis tornaram a navegação ainda mais suave com velocidades muito mais rápidas para que se possa fazer transferências de videochamadas.

Antes de chegarmos à 5G que tem potencial para ser a plataforma de acesso móvel universal, uma ligação de banda larga é a rede pronta para o mundo de hoje que tem uma quantidade absurda de pessoas ligadas onde quer que estejam e uma quantidade ainda maior de dispositivos a serem utilizados, todos ao mesmo tempo.

Para começar 5G garante uma ligação mais rápida que 4G sem dúvida, de facto muito mais rápida, isto deve garantir não só um estilo de qualidade mas também chamadas mais claras, a questão aqui não é apenas a velocidade, a nova geração de telemóvel garante menos latência, que é o tempo de resposta entre fazer um comando como clicar num link e este é enviado através da rede recebida e depois a página carrega para si, actualmente este atraso é de cerca de 20 milissegundos.

    Mas a ideia com 5G desse valor descendo para 10 e depois para um milissegundo pode parecer uma pequena diferença, uma vez que é um período tão curto, mas só isso faz toda a diferença dependendo do conteúdo de um jogo de Fort Night na ligação entre carros autónomos ou entre um médico e um braço robótico cada segundo conta nele.

    Mais cinco já têm uma maior capacidade de tráfego, o que é óptimo para assegurar a estabilidade da ligação em locais de grandes multidões de pessoas precisamente quando o sinal que tremem quando se está numa estação de transportes públicos num concerto no estádio de futebol, isto já não deveria acontecer, finalmente utiliza melhor o espectro da rede.

O 5G tera  melhorias superiores ao 4G?

O que significa uma melhor utilização da largura de banda  para assegurar o acesso em diferentes regiões isto é especialmente importante mas não é apenas o smartphone que será impactado e 15 dias significa novamente que para além de ensinar o melhor tem telemóvel mais rápido é uma plataforma unificada mais fácil de ser utilizada que pode ser alavancada em mais serviços podemos esperar novas experiências em realidade aumentada controlo de drones de realidade virtual.

O mundo dos sonhos com carros autónomos a falar uns com os outros e os mais diversos electrodomésticos interligados com a Internet das coisas não funciona apenas com wifi e olha que há outra notícia o custo por taxa de mistura é inferior a 4G, claro que nem tudo isto será realidade no momento imediato.

Há muitas pessoas que pensam que a utilização em veículos é demasiado sonhadora porque a cobertura não será tão grande e infelizmente isto também deve significar que, assim que comprar um novo smartphone, o processador é um homem que está incorporado nos dispositivos actuais tem de estar pronto com 5G.

É evidente que ao longo do período de adaptação para que mais operadores ofereçam o serviço se torne mais barato, estamos a iniciar o processo de adjudicação e de adjudicação de 200 metros na banda de 3 e 6 gigahertz é um começo a pensar que teremos possivelmente o sábado dividido em quatro para os quatro operadores seria 50 melhores para cada um.

Mas o 5G começa realmente a partir dos 100 megas que todos nós na América Latina também transitamos no desenvolvimento dos 5 g/l, que precisam de muitas frequências do espectro para funcionarem, o que ainda levará tempo, caso contrário o sinal que receberá não teria tanta qualidade para que as pessoas não sentissem a diferença, nenhuma ainda tem toda a indefinição sobre mim para a banda actual que será utilizada pelo 5G.

    E em vários operadores é um trabalho muito mais complicado do que parece, segundo a Anatel, o leilão de frequências começa em 2000 e depois já coloca mais um ou dois anos na conta para começar definitivamente e depois entusiasmar-se com 5G fará algum sacrifício a curto prazo para comprar um novo dispositivo desfrutar desta nova geração de ligação móvel ou esperar que seja tão popular como 3G ou 4G são.


Sem comentários:

Enviar um comentário